2 de junho de 2011

A equipe faz o sucesso do projeto

Desculpem pela demora dos posts e a falta de post técnicos, o tempo anda muito curto e estou fazendo muita coisa ao mesmo tempo.
Nesses anos todos de Java, vi diversos tipos de equipes, gerentes, etc, chegando a conclusão óbvia que a equipe é que faz realmente a diferença, não importa se você utiliza metodologias ágeis, se você não tem um ótimo time seu projeto dança do mesmo modo.
Já postei sobre uma equipe que eu adorei trabalhar com excelentes profissionais anteriormente e hoje vou falar sobre a equipe que trabalho nesses quase 2 anos de 5A/Casas Bahia.
Fui contratado e comecei no dia 28 de Agosto de 2009 quem me entrevistou foi José Roberto para trabalhar na Loja Virtual das Casas Bahia.
Vou falar apenas dos desenvolvedores com quem trabalhei diretamente e me proporcionaram conhecimento e bons momentos durante os projetos, já que fiz um networking gigante na empresa e não daria para falar de todos rs ;P

Felipe Torres Carrasco, trabalhou comigo na época da loja virtual, manda muito bem em Java, um ótimo profissional, atualmente ele está em uma equipe diferente da minha, mas quando trabalhamos juntos acabamos levando diversos conceitos e mudando alguns paradigmas antigos que estavam implantados na cultura da empresa na época.

Robson Simonassi, estudou comigo e sempre debatíamos sobre Java, antes de entrar para trabalhar com o Felipe trabalhou no mesmo projeto da JAPI 2 anos depois que eu havia saído da empresa.

Hoje trabalho com o pessoal da empresa Advus em projetos internos e eles todos me lembram muito a época que trabalhei na Masterdom.

Marcelo Ingarano, é nosso líder técnico e arquiteto de sistemas Java, me lembra demais o Christian Reichel da Masterdom, um enorme conhecimento, um cara que está sempre ensinando e ajudando, mantém a equipe unida, é ele quem me passa trabalho e é super exigente como todo líder técnico deveria ser.

Alexandre Barboza (Aspira)
, é também um dos líderes técnicos, cara responsável, também sempre está ajudando e fazendo as coisas andarem.

Lucio Toledo, bom o Lucio é praticamente a pessoa que mais trabalhou comigo nos projetos, todos os projetos que ele estava eu também estava, mesmo com poucos anos de experiência é um cara que conseguiu absorver muita coisa em um curto espaço de tempo, é um ótimo programador, sempre se dedicando em tudo que faz, ele me lembra o Thiago Senna em nível de aprendizagem, uma pessoa capaz de resolver diversos problemas, sempre calmo e focado ajudou muito no projeto.

André Ueda, é um desenvolvedor (atualmente está na área de análise) que também ajudou muito, super gente boa, também um cara que aprende rápido, discute os problemas quando preciso e enchi o saco dele para gerar massas e massas de testes no projeto que trabalhou comigo rsss

Carlos Bergamasco (Refactor Man), o Carlos é um excelente profissional, dedicado e também atua como líder técnico em alguns projetos, chamo ele de Refactor Man devido ao fato dele refatorar código até o máximo possível, ele deveria escrever um livro de refatoração (FATO), no último projeto que trabalhei com ele o Carlos ajudou-me demais, principalmente na hora de refatorar alguns métodos que unimos, ele já é desenvolvedor Sênior e faz APIs para facilitar nossas vidas, manda super bem.

Vanderlei Banin, trabalha em um outro projeto, manja muito de JSF, é um cara que faz o diabo pra resolver pepinos do framework, também manda bem na parte de integração e automatização, super gente fina está também sempre discutindo sobre melhores soluções.

Henrique Souza, trabalhou comigo e com o Lúcio no nosso primeiro projeto quando fui para essa equipe, ele aprende muito rápido, manda muito bem em SQL, ele veio de outra linguagem e em pouco tempo aprendeu Java, hoje ele está em outra equipe mas trouxe muita ajuda no start do projeto que eu e o Lúcio desenvolvemos.

Braulio Consani Moura, desenvolvedor Sênior e instrutor da Caelum, está no mesmo projeto que o Henrique e o Fábio (próximo), manja muito de arquitetura e tem uma ótima didática, fui assistir algumas aulas dele na Caelum e mandou super bem, na parte de arquitetura também faz tudo certo e com qualidade, agregou muito na equipe.

Fábio Lourencetti, Fábio é também desenvolvedor Sênior e líder de um dos projetos que trabalhamos, ele é um dos mais reservados da equipe, super gente boa também, sempre que possível vou lá encher o saco dele, ele tem enormes conhecimentos na área de mercado financeiro, passou diversos sites sobre o assunto, é também um ótimo desenvolvedor Java e com certeza também traz muita qualidade para a equipe.

Gilnei Piauhy, é um desenvolvedor bem alegre e sem tempo ruim, super divertido, ele está se desenvolvendo muito rápido na equipe, sempre esforçado, é um grande programador e um ótimo amigo.

Júlio C. Fradico, está desenvolvendo comigo um gerador de conteúdo para testes, um framework que espero que em breve esteja na net para ajudar na comunidade Java, ele tem um grande conhecimento, também corre atrás de como resolver diversos problemas, dedicado e sempre se preocupando com a qualidade do código gerado.

Renato de Carvalho Ceadareanu, um programador sênior com grande conhecimento e capacidade, refez todo um projeto que estava ruim e além de deixá-lo mais organizado, ele também o deixou mais bonito e funcional, tem um profundo conhecimento de diversos frameworks para deixar seus códigos com maior qualidade, sem perder performance ou qualidade, também manda super bem na área de gerencia de projetos, uma grande pessoa.

Bom esses são os desenvolvedores e líderes que trabalho atualmente e tenho que deixar aqui registrado que a equipe se ajuda muito e isso agrega demais para o sucesso de todos nossos projetos dentro da empresa, todos são de estudar e correr atrás, não existe comodismo dentro da nossa equipe e isso que traz qualidade no nosso software, sinceramente dá vontade de pegar todos esses profissionais mais os que citei no post sobre a equipe da Masterdom e colocamos em uma empresa, com certeza acabaria se tornando uma equipe pró-ativa total, com conhecimentos extremos e qualidade desejada de todos os clientes.
Ter profissionais qualificados com excelente conhecimento, pró-ativa, sem comodismo, que sempre busca aprender coisas novas, buscando o melhor para o projeto faz toda a diferença e essas duas equipes tenho orgulho de citar neste blog, pois é muito difícil achar profissionais assim no mercado, quando acham não é uma equipe é um indivíduo ou outro, ter pessoas com esse perfil unidas garante a qualidade de um software que seria a "menina dos olhos" em qualquer empresa.

Parabéns a todos.