26 de maio de 2009

Cloud Computing Apresentacao Uscs Final

Agradeço ao Sérgio Lopes, Moreira e Kung por ter deixado eu usar algumas imagens de palestras deles.
Essa apresentação rolou na universidade e como achei legal o tema, botei ela aqui depois.
Essa apresentação foi dada no trabalho do professor Claudio Cura, da universidade de São Caetano USCS, antigo IMES.
Check out this SlideShare Presentation:

25 de maio de 2009

Falando em Java - Eu Fui =)

O Evento foi muito bom, vou detalhar por cima o horário, provavelmente com o tempo a Caelum, vá disponibilizando os vídeos do evento.
Revi muitos amigos, pessoas que trabalhei, pessoas na qual fiz cursos na Caelum, pessoas que palestrei no mesmo evento que elas, enfim, um monte de gente que fazia um tempão que não conversava e muitos, muitosssss "GUJEIROS", hehehe depois ainda rolou uma comemoração junto com Jim webber, aliás é uma ótima pessoa, muito divertida, o Paulo, Moreira, Kung, Sergião, Guilherme e os demais funcionários da Caelum deram um show no evento.
Abertura Oficial - O Sergio Lopes e o Fabio Kung falaram da história da Caelum, a evolução, os cursos e como todo Falando em Java mostraram como a Caelum de um conjunto de 3 pessoas hoje conta com mais de 30.
Keynote: Guerrilha SOA - O grande Jim Webber falou sobre SOA, sobre como as empresas estão lidando com isso em Londres, foi bem interessante. (Tradução simultanea para quem não tem um inglês tão fluente foi feita pelo Paulo Silveira).
O profissional Java Efetivo - Paulo Silveira e Rafael Cosentino falaram sobre arquitetura Java, empresas e mercado.
JBoss Seam e WebBeans - Mostrou algumas aplicações e modos de trabalhar com Seam e a especificação de WebBeans.
VRaptor3: Guerrilha Web - Filipe Sabella e Guilherme Silveira mostraram o que há de novo no framework open-source desenvolvido por pessoas da Caelum.
Arquitetura para aplicações Java de médio porte - Guilherme Moreira e Sergio Lopes tentaram mostrar como podemos utilizar Cluster, infelizmente por problemas técnicos o sisteminha deu problema =(
Para onde vai a Plataforma Java? Linguagens dinâmicas, JavaTV, JavaFX e além! - Fabio Kung e Anderson Leite mostraram algo que venho dizendo já tem um tempo, outras linguagens rodando em cima da JVM vai ser o futuro, é o que devemos esperar e é o que já está acontecendo.
Web Services Restful: Putting Java to REST - infelizmente Bill Burke não pode vir devido ao governo não ter liberado o passaporte dele =/
Mas o Jim Webber, mais uma vez deu um show, tanto que comprei um livro de Restful (também comprei Técnicas para Gerenciamento de projetos de software) no final.

Depois de todas estas palestras, nada como relaxar num barzinho com toda galera do evento, falamos em Java, Scrum, empresas e etc.

Foi muito bom =)

A Caelum também anúnciou seu Livro de Arquitetura e Design de Softwares.

22 de maio de 2009

Ganhe ingressos para o Falando em Java

Hoje passeando pelo meu Twitter vi uma promoção do Ruby Inside Brasil falando sobre a promoção de concorrer à um ingresso grátis no Evento da Caelum - Falando em Java 2009
É legal para quem está com a grana meio curta, participe, pois o evento vai ser muito bom =)


Vale a pena pessoal, o evento vai ser muito bom.

20 de maio de 2009

Falhas em projetos é culpa da Cultura e não da Metodologia

Bom, estava pensando ontem durante o curso de certificação de Scrum, o maior problema da falha na construção de SW são as pessoas e não a metodologia em .
Pensem da seguinte forma:
Cascata, todos sabem que esse tipo de projeto não dá muito certo, ainda mais no esquema de escopo fechado, isso porque em todo o ciclo de vida do projeto as prioridades, os requisitos e o conhecimento seja ele por parte do fornecedor ou do cliente mudam, melhoram e o sistema tende a mudar.
Vendo as metodologias ágeis (Não estou apenas falando de SCRUM, não importa se é Scrum, XP, FDD, Crystal e etc...), quando falo metodologias ágeis quero dizer o Manifesto Ágil em si.
O que nos diz o manifesto ágil?
  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

Fonte: Improve IT

Sinceramente vejo que muitas empresas, seja elas de pequeno, médio e grande porte dão muito mais valor as ferramentas e processos do que as pessoas.
Tanto que normalmente quem trabalha (principalmente em fábrica) é um "recurso", um Code Monkey que pode ser descartado a qualquer momento e substituído por outro.
E isso é um erro, pessoas são importantes, quando você deixa de motivar as pessoas de sua equipe elas tendem a sair, ou seja, não é só dinheiro que tira um cara bom do projeto e sim o ambiente no qual ele está instalado (Não estou dizendo nada sobre trabalhar de graça, dinheiro não importa e etc), se o cara é motivado de qualquer forma, ele sente que tem participação e importancia naquele determinado projeto o funcionário tende a estar mais motivado, produzir mais, estudar mais, porém, se a cultura da empresa preza que o cara é apenas um "recurso humano" e deixa ele meio que de canto (típico: "Vai fazendo aí"), o cara deixa a produção quase no zero, não quer saber de nada e provávelmente se ver outra oportunidade ele vai embora da empresa, isso é fato.
Nesses meus 5 ano de experiência tive diversos gerentes de projetos, daqueles mais arrogantes aos mais humildes, pessoas que trabalharia de novo e pessoas que nunca mais gostaria de ver na vida, pensando porque grande parte dos gerentes de projetos tendem a ficar assim:

1 - O gerente normalmente tem pouca ou nenhuma experiência e está sozinho;
2 - Comando-Controle, ele quer controlar tudo que alguém vai fazer;
3 - Status, o gerente está no topo da cadeia e todo mundo abaixo é serviçal.


E o que as metodologias ágeis vão me ajudar em uma cultura assim?
Provavelmente se ninguém mudar, não vai ajudar nada, na verdade a forma de melhorar um ambiente assim é começar mudando a forma como as pessoas pensam, isto é, o Cliente tem que estar 100% envolvido no projeto (não tem desculpas do tipo, ahhh ele está acostumado a fazer o levantamento junto ao analista de requisito e depois ele vai embora e só volta depois de 1 ano para ver o que aconteceu), a equipe não pode ficar tendo conflitos internos como acontece no modelo Cascata, como assim? vou mostrar o modelo cascata e dizer como ocorre esses conflitos:


Você tem a fase de Requisitos do sistema, requisitos de SW, design, Programação, Testes e Manutenção.
Normalmente o Analista de Requisitos de SW não gosta do Analista de Requisitos do Sistema porque ele faz a análise "Errada", o Design não gosta do Analista de Requisito de SW porque não era "necessário" para montar as telas do Sistema, o Programador não gosta do Design porque as telas são complexas e coloridas, o programador também odeia os Testers porque eles acham falhas, os Testers detestam os programadores porque não fazem certo e TODOS odeiam o Cliente que é o cara que está pagando.
Este exemplo eu vi com o Alexandre Magno e é a mais pura verdade, todos estão separados, assim que chega para o programador é como se a parte acima estivesse pronta e o projeto "terminado" e não é bem assim.

As metodologias ágeis forçam as pessoas a cooperar, o "Status" (Entendam Status como: Gerente, Coordenador, Arquiteto e etc) morre, o que existe é o Time, o time é responsável por fazer aqui andar, o time tem responsabilidades e o principal não é uma pessoa que vai ser cobrada, é o time todo, a idéia de individualidade deve desaparecer, o ScrumMaster não é necessáriamente um cara tecnico ou um Gerente de Projetos, o ScrumMaster é um cara que vai facilitar a vida do time e forçar que o time cumpra o que o Scrum diz, o Cliente tem que estar envolvido, seja de forma direta como de corpo presente, seja por um representante, o Cliente ou a pessoa que irá representá-lo no caso do Scrum em particular é o Product Owner (PO), o ScrumMaster não é o cara que a todo momento sozinho conversa com o PO, o time participa, o time faz as reuniões junto e o time aprende a ser auto-organizado, ou seja, o time se sente parte do projeto, o time evolui e o time sabe se organizar.
Muitas pessoas afirmam que isso não funciona, o famoso: "No meu projeto não se aplica", isso porque "dói" você mexer na zona de conforto, "dói" dizer que você não tem mais um poder soberano e só você manda, "dói" dizer que o time também decide o que vai dar para entrar em um Sprint ou não e principalmente "dói" mostrar ao cliente que ele não vai poder mexer em um Sprint em andamento, que pode cancelar um Sprint, se e somente se, o Sprint estiver comprometido com a mudança, ou seja, sair da zona de conforto é algo que dói e o pessoal acha comodo trabalhar em um modelo que o cliente não muda requisito porque tem uma multa gigante caso ele o faça, coloca uma gordura enorme no ciclo de desenvolvimento e o time além de desmotivado, transforma o projeto em um laboratório de pesquisa (Ou seja, testa tudo que há de novo no mundo da tecnologia que ele utiliza, mesmo que seja ultra-alpha 0.1.1_01) e muitos acabam como o próprio Alexandre diz, na famosa Síndrome do Estudante, vai deixando pra depois porque o tempo é grande e na última semana vara a madrugada fazendo porque foi deixando pra lá.
O fato é que qualquer metodologia ágil funciona SIM, desde que você Scrum Master treine o pessoal, ensine, mostre as vantagens, para o cliente, mostre quanto ele está gastando no modelo de escopo fechado com a gordura que você vai precisar colocar, mostre para ele que não vai poder ter mudanças pois não é algo previsto, mostre que levantar um sistema todo no começo provavelmente não dará certo.
Para a equipe, mostre para eles as vantagens de ser comprometidos com o projeto além do PO e do Scrum Master, mostre que eles fazem parte do corpo do projeto e que são importantes, não mais recursos, mas membros que fazem o projeto andar.
E Scrum Master cuidado para nunca cair no Comando-Controle, você não manda, você mostra, você opina, você tira dúvidas com o time e com o PO e você FACILITA a vida do time e não dá ordem para eles.
Mostre que o PO e o Time tem que estar comprometidos, que eles são toda a essência e importância do projeto e é claro, você já sabe que no papel de Scrum Master, você também tem que ter foco e estar comprometido.
Resumindo: Ouço muito o pessoal achando que Agile é apenas uma Buzz Word, uma modinha que não dará certo e que depois de um tempo você simplesmente esquece, bom, isso não é verdade, se você usa um Scrumbut, ou seja, tudo o que você acha legal, e o que "dói" você não pratica, realmente seu projeto e prazo vão estourar e realmente a metodologia não vai funcionar e é mesmo culpa dela? É duro sair da zona de conforto, mas os resultados serão totalmente positivos.

13 de maio de 2009

Palestras e Eventos

Bom, já passou as palestras em Santa Fé do Sul e na FATEC, foram muito legais, alunos bons e foi divertido, estou colocando o post com as próximas e a correção, pois alterei o dia da minha palestra na Sucesu, pois no dia 02/05 não estarei aqui próximo do centro de SP.

Dia: 24/05/09
Evento: Falando em Java
Tema: Java
Local: São Paulo - Liberdade
Organizador: Caelum
Valor: R$95,00


Dia: 09/07/09
Evento: SUCESU
Tema: JSF e Tecnologias Java Web - Eduardo
Local: R. Tabapuã, 627 1º Andar - Itaim Bibi - São Paulo
Organizador: SUCESU-SP
Valor: Grátis


Dia: 27/06/09 - 25/07/09 - 29/08/09 - 26/09/09 - 24/10/09 - 28/11/09 e 30/01/2010
Evento: Reuniões sobre Java e Agile
Local: Rua Amazonas, 521 - São Caetano do Sul - Próximo a estação São Caetano
Organizador: IT Training
Valor: Grátis

OBS: Essas reuniões serão divulgadas durante os meses, pois ainda não estão definidos os temas.
Palestrantes: Eduardo Bregaida, Rubem Azenha, Paulo Silveira, Igor Medeiros, Adrian Dantas, Thiago Senna, Juliano Claiton, Luis Specian, Haroldo Macedo, Christian Reichel.

Dia: 02/06/09
Evento: JustJava 2009
Local: São Paulo
Organizador: SUCESU-SP
Valor: Á Definir
OBS: O JustJava ainda está na fase de chamada para trabalhos.

5 de maio de 2009

Java e o Mercado De Trabalho

Palestra apresentada em Santa Fé do Sul, muito boa a faculdade, adorei o local, o Hotel também estava show, os alunos são dedicados e gostei muito mesmo do modo como me trataram, show de bola.